Webmaster, responsável por manter vários websites

O “Boom” da internet exigiu novos profissionais no mercado. E é válido lembrar que a internet ainda engatinhava no Brasil.

A passos vagarosos a web foi tomando o seu lugar. — E diga-se de passagem um lugar de super destaque.

Nos países mais desenvolvidos, tecnologicamente, a internet já comandava o mercado de tecnologia. Aqui, no Brasil, ainda ouvíamos o tilintar dos super modens de 56K (os de 14 e 28kbps eram maioria).

Com as maiores empresas do mercado internacional declarando falência o que mais se ouvia era: — Internet no Brasil não vai pegar, já começou quebrando!

Mas a bolha da internet serviu de filtro. Os mais maleáveis e adaptáveis sobreviveram ao filtro natural, que se repente ao longo da história.

Foram as quebras das bolas de valores, a recessão do café, a avalanche imobiliária, bancos a banca rota, indústria automobilística sendo bancada pelo governo… etc.

Não aprendemos com a natureza humana! A bolha da internet foi somente uma seleção natural (em relação à sociedade).

E toda seleção precisa de novas espécies. No caso da internet foram criados novos profissionais.

Já existiam programadores, digitadores, revisores de texto e mais alguns. Porém foi preciso criar os webdesigners.

Webdesign foi um construção viral de profissão. Pois no começo era o cara tal faz página pra internet. Deu-se nome, profissão e salário.

Juntando o design para web e o programador seria necessário um projetista. Mas quem definiria quais funcionalidades seriam necessárias?

O mercado exigiu várias profissões: programação, design, alguém que escrevesse especificamente para a web e por aí vai…

  • Mas quem juntaria tudo isso?
  • Quem iria verificar os links e funcionalidades?
  • Qual seria o cara que verificaria se o design, programação, textos estão nos lugares corretos?
  • Ao longo do tempo como seria a manutenção?

Para novos termos é preciso novos nomes: “WEBMASTER”.

Mercado

Os gigantes do mercado não exigem mais diploma. Mas quem formaria um cara que é o clinico geral da web?

Um webmaster que trabalha na rede social não é o mesmo que rala no wordpress. Não é o mesmo Webmaster que trabalha com portais com códigos escrito à mão.

Programação hoje tem nome complexos e siglas variadas: Ruby, PHP, JSP, ASP, .Net, R, JS, scripts e códigos que não acabam.

Como formar um profissional que cuida dos Ads de variados fornecedores. Quem vai cuidar do sistema de marketing de afiliados? O programador está com acúmulo de funções. o Webdesign sempre precisa de um novo design a cada ano.

Webmaster podemos dizer que é o clinico geral da web.

Se você tem um portal, sabe muito bem do que estou falando.

Tem problema com seu site, blog, portal em WordPress… saiu tudo do lugar, servidor está fora do ar, tem erros pequenos de programação, precisa verificar se os links apontam para os locais correto, plugins travaram, conexão com banco de dados está loco, tem cor que não bate, logotipo sumiu… UFA

Chame um webmaster, clique aqui, chame o Serginho |;=)