O que é autopublicação, publicação de autor, ou se preferir: publicação independente

writing, writer, notes

Autopublicação é quando o autor é livre para escrever, editar, editorar (formatar), revisar, fazer a capa e publicar o próprio livro. Mais utilizado quando o autor não tem uma editora. A publicação independente, como modelo de negócio, oferece toda a liberdade criativa ao escritor.

A autopublicação

A liberdade editorial é um modelo que oferece toda a liberdade criativa ao escritor. E, diferente do que se imagina, a escolha de se tornar um autor independente não precisa ser apenas baseada em uma eventual rejeição de uma editora.

Cada vez mais — o motivo mais comum para a publicação de autor — é a escolha própria, uma escolha com uma visão de um empreendedor que quer trilhar seu próprio caminho, pode ser uma experiência muito excitante.

storytelling fantasy imagination 4203628

Pare Pra Pensar

É o próprio escritor que arca com todos os custos da publicação (editoração, design, formatação, publicidade, etc). Mas não precisa se desesperar — há o lado bom — você, utilizando o formato eletrônico, é uma maneira bem acessível de entrar nesse mercado editorial.

Plataformas digitais

Existem plataformas que oferecem ferramentas de autopublicação:

  • Amazon KDP (Kindle Direct Publishing);
  • Livraria Saraiva – Publique-se;
  • Clube de Autores;
  • Rakuten Kobo ;
  • Leanpub (maioria em inglês);

O autor tem uma boa diversificação na divulgação de suas obras. Tanto para novos, quanto autores já conhecidos no mercado editorial. Diga-se de passagem, as editoras convencionais são lugares bem fechados (restritos) para os novatos.

É preciso ter em mente que, para ser um escritor, é preciso dedicação. A pressa, ansiedade, para divulgar a obra, pode ser uma barreira e até, um erro comum entre marinheiros de primeira viagem.
Ao iniciar sua independência é preciso ter calma, paciência consigo mesmo. A revisão do texto, por exemplo, faz toda a diferença após o livro acabado!

É horrível ler um livro cheio de erros ortográfico e digitação, não é mesmo?
Dá uma conferida no saldo bancário e veja se não compensa gastar umns trocados com um revisor profissional.

Demonstração de autopublicação em um dispositivo "Kobo"
Demonstração de autopublicação em um dispositivo “Kobo”

Na autopublicação você não depende de uma editora para publicar os seus livros. Um caminho simples e objetivo é publicar um ebook na Amazon, Clube de autores, Rakuten Kobo, Livraria Saraiva, etc

REFERENCIA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Edi%C3%A7%C3%A3o_de_autor
https://letraseversos.com.br/

Rolar para cima