AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação para você empreender

A técnica AIDA é apenas uma de uma classe de técnicas conhecidas como modelos de hierarquia de efeitos. Implica que as pessoas passem por uma série de etapas ou estágios quando interagem. É uma maneira viável de você empreender a baixo custo.

Esses modelos são lineares e sequenciais, construídos na suposição de que alguém passe por uma série de estágios cognitivos (pensamento) e afetivos (sentimento), atingindo um estágio comportamental (fazer, interagir, testar e até  comprar).

As etapas propostas pelo modelo AIDA são as seguintes:

  1. Atenção – A pessoa conhece alguma coisa;
  2. Interesse – se interessa por aprender sobre os benefícios do que conheceu;
  3. Desejo – desenvolve uma disposição favorável em relação ao que acabou de conhecer
  4. Ação – toma uma atitude: conversa, escreve de volta, pergunta, curte, faz um teste ou até mesmo faz uma compra.

A técnica AIDA é um modelo de estímulo-resposta, aplicado. Uma série de modelos hierárquicos pode ser encontrada na internet, incluindo hierarquia de efeitos de Lavidge, DAGMAR e outras variantes da AIDA.

Neste link, em inglês, você pode encontrar mais detalhes sobre AIDA aplicada no Marketing https://en.wikipedia.org/wiki/AIDA_(marketing)

Agora que você já sabe o básico sobre AIDA vamos a aplicação da técnica no marketing digital.

AIDA – Atencao Interesse Desejo e Acao para voce empreender
AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação para você empreender – Imagem de interação por br.freepik.com

AIDA para Empreender

Básico do Marketing Digital

Válido para todos as outras técnicas descritas logo abaixo.

  1. Descubra no seu propósito.  O que deseja falar e ensinar por longos anos a fio;
    1. Intenção – Coloque um objetivo. Se quer descobrir o propósito pergunte-se: Porquê seguidas vezes;
    2. Intuição – Colocou a intenção, medite. Uma das maneiras de escutar, sentir, perceber o seu propósito é meditar com uma intenção; 
    3. Interação – Antes de se expor ao mundo, antes de mostrar às pessoas o seu propósito, medite com intenção e interaja. Converse com as pessoas sobre determinado assunto e perceba a reação, sua e do ouvinte. Você pode fazer isso usando um blog, as redes sociais e outros meios que tiver ao seu alcance;
    4. Pivotar – Refaça “Intenção, Intuição, Interação” até conseguir chegar num consenso consigo mesmo: “CONHECE-E TI A TI MESMO”. Não espere uma resposta exata, vá fazendo, vá realizando, estude, trabalhe e medite. Sempre interagindo. Fatalmente você chegará a algum lugar na qual se sinta feliz. Essa é a intenção: – caminhar sob o princípio da felicidade!
  2.  Decupar – crie um script, um roteiro, separe e organize a sua ideia para facilitar a compreensão em uma sequência. 
  3. Separou em partes? Está organizado? Você pode se organizar ao longo da execução do marketing, algumas adaptações podem ser necessárias. Descubra o seu propósito “REAL”. Não se sente seguro? Refaça, medite… intua isso é traquejo.

Hora colocar em prática cada assunto, com:

  1.  VÍDEO
  2. IMAGEM
  3. EBOOK
  4. BLOG 

Agora que você já sabe o básico é hora de aplicar as técnicas A.I.D.A. (Awareness, Interest, Desire, Action,) no seu Marketing Digital de Vídeo, Imagem, livro.

Vídeo

  •  Grave vídeos embasados no seu propósito de vida.  Proposta de valor única;
    Lembre-se do item “02 – Decupar”. Separe os três maiores pilares do seu propósito e faça 03  vídeos de 30 minutos = 90  minutos. Uma hora e meia no total;
    Não é só gravar em HD, FullHD, 4K, etc. A iluminação, composição, qualidade da imagem conta. Não estou falando de equipamento profissional. Um celular mediano já resolve a questão de câmera para gravação. A disposição dos objetos, o ambiente, o enquadramento é primordial!
  • Dividir para conquistar:  fazer vários trailers,  vídeos curtos (60 segundos em média), no mínimo dez;
  •  Interação: responder as perguntas, enviar email marketing (informativo, jornal).
    Sabe aqueles erros de gravação? Pois é, em alguns casos na internet fazem o maior sucesso! Pense nisso!

Imagem

  • Fotografe: tire você mesmo as suas fotos, somente se não tiver dinheiro para contratar um fotógrafo. A qualidade das imagens é muito importante. Sempre considere isso!
    Está complicado fotografar? Procure, com afinco, as imagens que mais tem haver com o assunto que você está falando. Cuidado com imagens de uma cultura diferente. As pessoas vão notar. 
  • Dividir para conquistar:  utilize imagens em vários formatos. O maior erro é utilizar um mesmo formato de imagem para colocar em todas as redes sociais. 
  •  Interação: responder as perguntas, enviar email marketing (informativo, jornal). Imagens engraçadas, não precisam ser sempre fotos suas. Compartilhe algo que você ache o máximo. Só leve ao seu público algo que realmente você leu, viu, compreendeu e vai somar na vida das pessoas algo de valor, útil e sensacional!

Ebook

  • Ler, Ler, Ler – Seu discernimento só fará sentido se você realmente ler e compreender o que lê;
  • Escrever, Escrever, Escrever – Só escreve bem quem faz muitas leituras de variados temas. A única maneira de melhorar a escrita É escrevendo. Então, mãos à obra: “ESCREVA”!
  • Capítulos: no começo deste post descrevo sobre decupar. Transforme o que separou em capítulos. Depois de ter os capítulos em mãos, pesquise e comece a escrever.
  •  Interação: responder as perguntas, enviar email marketing com teaser, trechos do seu ebook é muito interessante. 

Blog

  • Escolha: o maior gerenciador de conteúdo da internet é o WordPress. Você ainda pode escolher outra plataforma para criar e disponibilizar as suas ideias, mas o WP está presente e mais 34% de sites da internet. Recomendo o WordPress pela facilidade de encontrar suporte, ajuda, temas, funcionalidades e temos até este site https://construtordetudo.com.br/ para te ajudar na criação do seu blog, do seu jeito. 
  • Dividir em artigos:  cada capítulo do seu ebook, ou cada separação que você executou da sua decupagem é um artigo (post). Se tem um vídeo, você pode criar um conteúdo e inserir várias imagens a respeito para tornar o.
  • Atração: SEO, Otimização para Mecanismos de Buscas, é como as pessoas vão te encontrar na internet. Para se ter uma ideia, entre os top 10 sites acessados no Brasil os três primeiros são: 
  •  Interação: crie um formulário para capturar os emails e outros meios de interagir com as pessoas. A ideia central é criar uma comunidade adicionando as pessoas em um grupo. E interagir utilizando as redes sociais, o email marketing (com informativo, jornal, novidades, ebook, videos, cursos, tutoriais e outros ativos de marketing).

Avançado – Está na hora de empreender

Ativos de Marketing Digital os dez mais interessantes e fáceis de criar;

  1. Vídeo – Grave e se mostre ao mundo, conte-nos a sua história;
  2. Casos de sucesso – O que e como você fez;
  3. Modelos – Design, planilhas, textos, mockup;
  4. Planilha – Checklist, planos, analises, avaliação;
  5. Texto – Artigos, ebook, livros, post;
  6. Imagem – 2D, fotografias, vetores;
  7. Áudio – Podcast, música;
  8. Sobre – “sobre nós” é um dos conteúdos mais fortes que você pode criar para mostrar o seu propósito;
  9. Cursos – Ensine algo de valor paras as pessoas. Não esqueça de contar histórias fantásticas, nós amamos boas histórias;
  10. Blog – áudio, imagens, vídeos, ideias, interação, atração e muito texto..

Pivotar

  1. O público está correto?
  2. O que você tem como experiência está ajudando as pessoas? 
  3. Você consegue transmitir, passar adiante, de fato, o seu conhecimento?

SIM! — Vender

NÃO! — Refazer, alterar público, texto, copy, mídias, design, novos ativos de marketing;

Traquejo

  • MVP (Minimum, Viable, Product ou em portugês Produto, Mínimo, Viável) – Comece sozinho uma empresa enxuta, com um site (Landing page,  captura de emails e outras formas de contato). Obs.:  não é hora de vender.  É hora de encontrar, encorajar e fornecer o que você tem de melhor para o mundo.
  • Interação: Responder as perguntas, enviar informativos, jornais, emails, email marketing, redes sociais. Reenviar o que achar legal, bacana, interessante.

Pesquise: quer saber o que as pessoas mais acessam no brasil: alexa.com/topsites/countries/BR e se quiser conhecer os mais acessados do mundo: alexa.com/topsites.

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AIDA – Atenção, Interesse, Desejo e Ação para você empreender

Bibliografia

Uma pesquisa para você:
https://www.google.com/search?q=exemplos%20de%20aida

https://neilpatel.com/br/blog/aida/
https://resultadosdigitais.com.br/blog/aida/

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