A técnica AIDA é apenas uma de uma classe de técnicas conhecidas como modelos de hierarquia de efeitos. Implica que as pessoas passem por uma série de etapas ou estágios quando interagem. É uma maneira viável de você empreender a baixo custo.
Esses modelos são lineares e sequenciais, construídos na suposição de que alguém passe por uma série de estágios cognitivos (pensamento) e afetivos (sentimento), atingindo um estágio comportamental (fazer, interagir, testar e até comprar).
As etapas propostas pelo modelo AIDA são as seguintes:
- Atenção – A pessoa conhece alguma coisa;
- Interesse – se interessa por aprender sobre os benefícios do que conheceu;
- Desejo – desenvolve uma disposição favorável em relação ao que acabou de conhecer
- Ação – toma uma atitude: conversa, escreve de volta, pergunta, curte, faz um teste ou até mesmo faz uma compra.
A técnica AIDA é um modelo de estímulo-resposta, aplicado. Uma série de modelos hierárquicos pode ser encontrada na internet, incluindo hierarquia de efeitos de Lavidge, DAGMAR e outras variantes da AIDA.
Neste link, em inglês, você pode encontrar mais detalhes sobre AIDA aplicada no Marketing https://en.wikipedia.org/wiki/AIDA_(marketing).
Agora que você já sabe o básico sobre AIDA vamos a aplicação da técnica no marketing digital.
AIDA para Empreender
Básico do Marketing Digital
Válido para todos as outras técnicas descritas logo abaixo.
- Descubra no seu propósito. O que deseja falar e ensinar por longos anos a fio;
- Intenção – Coloque um objetivo. Se quer descobrir o propósito pergunte-se: Porquê seguidas vezes;
- Intuição – Colocou a intenção, medite. Uma das maneiras de escutar, sentir, perceber o seu propósito é meditar com uma intenção;
- Interação – Antes de se expor ao mundo, antes de mostrar às pessoas o seu propósito, medite com intenção e interaja. Converse com as pessoas sobre determinado assunto e perceba a reação, sua e do ouvinte. Você pode fazer isso usando um blog, as redes sociais e outros meios que tiver ao seu alcance;
- Pivotar – Refaça “Intenção, Intuição, Interação” até conseguir chegar num consenso consigo mesmo: “CONHECE-E TI A TI MESMO”. Não espere uma resposta exata, vá fazendo, vá realizando, estude, trabalhe e medite. Sempre interagindo. Fatalmente você chegará a algum lugar na qual se sinta feliz. Essa é a intenção: – caminhar sob o princípio da felicidade!
- Decupar – crie um script, um roteiro, separe e organize a sua ideia para facilitar a compreensão em uma sequência.
- Separou em partes? Está organizado? Você pode se organizar ao longo da execução do marketing, algumas adaptações podem ser necessárias. Descubra o seu propósito “REAL”. Não se sente seguro? Refaça, medite… intua isso é traquejo.
Hora colocar em prática cada assunto, com:
Agora que você já sabe o básico é hora de aplicar as técnicas A.I.D.A. (Awareness, Interest, Desire, Action,) no seu Marketing Digital de Vídeo, Imagem, livro.
Vídeo
- Grave vídeos embasados no seu propósito de vida. Proposta de valor única;
Lembre-se do item “02 – Decupar”. Separe os três maiores pilares do seu propósito e faça 03 vídeos de 30 minutos = 90 minutos. Uma hora e meia no total;
Não é só gravar em HD, FullHD, 4K, etc. A iluminação, composição, qualidade da imagem conta. Não estou falando de equipamento profissional. Um celular mediano já resolve a questão de câmera para gravação. A disposição dos objetos, o ambiente, o enquadramento é primordial! - Dividir para conquistar: fazer vários trailers, vídeos curtos (60 segundos em média), no mínimo dez;
- Interação: responder as perguntas, enviar email marketing (informativo, jornal).
Sabe aqueles erros de gravação? Pois é, em alguns casos na internet fazem o maior sucesso! Pense nisso!
Imagem
- Fotografe: tire você mesmo as suas fotos, somente se não tiver dinheiro para contratar um fotógrafo. A qualidade das imagens é muito importante. Sempre considere isso!
Está complicado fotografar? Procure, com afinco, as imagens que mais tem haver com o assunto que você está falando. Cuidado com imagens de uma cultura diferente. As pessoas vão notar. - Dividir para conquistar: utilize imagens em vários formatos. O maior erro é utilizar um mesmo formato de imagem para colocar em todas as redes sociais.
- Interação: responder as perguntas, enviar email marketing (informativo, jornal). Imagens engraçadas, não precisam ser sempre fotos suas. Compartilhe algo que você ache o máximo. Só leve ao seu público algo que realmente você leu, viu, compreendeu e vai somar na vida das pessoas algo de valor, útil e sensacional!
Ebook
- Ler, Ler, Ler – Seu discernimento só fará sentido se você realmente ler e compreender o que lê;
- Escrever, Escrever, Escrever – Só escreve bem quem faz muitas leituras de variados temas. A única maneira de melhorar a escrita É escrevendo. Então, mãos à obra: “ESCREVA”!
- Capítulos: no começo deste post descrevo sobre decupar. Transforme o que separou em capítulos. Depois de ter os capítulos em mãos, pesquise e comece a escrever.
- Interação: responder as perguntas, enviar email marketing com teaser, trechos do seu ebook é muito interessante.
Blog
- Escolha: o maior gerenciador de conteúdo da internet é o WordPress. Você ainda pode escolher outra plataforma para criar e disponibilizar as suas ideias, mas o WP está presente e mais 34% de sites da internet. Recomendo o WordPress pela facilidade de encontrar suporte, ajuda, temas, funcionalidades e temos até este site https://construtordetudo.com.br/ para te ajudar na criação do seu blog, do seu jeito.
- Dividir em artigos: cada capítulo do seu ebook, ou cada separação que você executou da sua decupagem é um artigo (post). Se tem um vídeo, você pode criar um conteúdo e inserir várias imagens a respeito para tornar o.
- Atração: SEO, Otimização para Mecanismos de Buscas, é como as pessoas vão te encontrar na internet. Para se ter uma ideia, entre os top 10 sites acessados no Brasil os três primeiros são:
- 1º – Google (google.com),
- 2º – Youtube (youtube.com/) e
- 3º – Google BR (google.com.br/)
- Interação: crie um formulário para capturar os emails e outros meios de interagir com as pessoas. A ideia central é criar uma comunidade adicionando as pessoas em um grupo. E interagir utilizando as redes sociais, o email marketing (com informativo, jornal, novidades, ebook, videos, cursos, tutoriais e outros ativos de marketing).
Avançado – Está na hora de empreender
Ativos de Marketing Digital os dez mais interessantes e fáceis de criar;
- Vídeo – Grave e se mostre ao mundo, conte-nos a sua história;
- Casos de sucesso – O que e como você fez;
- Modelos – Design, planilhas, textos, mockup;
- Planilha – Checklist, planos, analises, avaliação;
- Texto – Artigos, ebook, livros, post;
- Imagem – 2D, fotografias, vetores;
- Áudio – Podcast, música;
- Sobre – “sobre nós” é um dos conteúdos mais fortes que você pode criar para mostrar o seu propósito;
- Cursos – Ensine algo de valor paras as pessoas. Não esqueça de contar histórias fantásticas, nós amamos boas histórias;
- Blog – áudio, imagens, vídeos, ideias, interação, atração e muito texto..
Pivotar
- O público está correto?
- O que você tem como experiência está ajudando as pessoas?
- Você consegue transmitir, passar adiante, de fato, o seu conhecimento?
SIM! — Vender
NÃO! — Refazer, alterar público, texto, copy, mídias, design, novos ativos de marketing;
Traquejo
- MVP (Minimum, Viable, Product ou em portugês Produto, Mínimo, Viável) – Comece sozinho uma empresa enxuta, com um site (Landing page, captura de emails e outras formas de contato). Obs.: não é hora de vender. É hora de encontrar, encorajar e fornecer o que você tem de melhor para o mundo.
- Interação: Responder as perguntas, enviar informativos, jornais, emails, email marketing, redes sociais. Reenviar o que achar legal, bacana, interessante.
Pesquise: quer saber o que as pessoas mais acessam no brasil: alexa.com/topsites/countries/BR e se quiser conhecer os mais acessados do mundo: alexa.com/topsites.
Bibliografia
Uma pesquisa para você:
https://www.google.com/search?q=exemplos%20de%20aida